Matérias eSports seguem em alta no Brasil Por Leila Lombardo Postado em 4 de julho de 2023 5 min de leitura Consumo e prática da modalidade no Brasil revela PGB 2023 O mais recente painel da 10ª Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta um aumento nos eSports no Brasil. Além de fornecer informações sobre os gêneros de jogos mais populares entre os jogadores, as plataformas de apostas mais utilizadas e outros dados relevantes. Foi lançado hoje o painel de eSports atualizado pela Pesquisa Game Brasil (PGB), que é um levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país. A pesquisa aponta que os esportes eletrônicos continuam em alta entre o público brasileiro que joga jogos eletrônicos, com 70,1% de participação, de acordo com a PGB 2023. Em relação à PGB 2022, houve um aumento de 1,7 ponto percentual no conhecimento sobre os eSports, alcançando agora 82,9% de awareness entre os gamers no Brasil. Além disso, 48,8% do público que consome jogos pratica algum esporte eletrônico, mantendo-se estável em comparação à última edição da pesquisa. Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM, afirma que os eSports mantiveram sua representatividade mesmo após o término do isolamento social devido à pandemia de Covid-19, tanto do ponto de vista de número de pessoas que afirmam praticar, seja de maneira amadora ou profissional, quanto nas demais atividades que circundam todo o ecossistema da categoria.Acompanhar ou assistir eSports é outro comportamento que se manteve estável entre os gamers brasileiros. De acordo com a PGB 2023, 63,8% têm esse hábito, crescimento de 0,6 ponto percentual em relação à edição anterior do levantamento. A maioria destes (39,2%) assistem a vídeos ou leem sobre a modalidade de 1h a 3h por semana. “A presença dos eSports na rotina dos gamers brasileiros não se limita a praticar algum título da modalidade, mas também em acompanhar campeonatos, transmissões de pro-players e celebridades do ecossistema, notícias e dicas desses jogos e muito mais. Por unir o jogo ao espetáculo, vemos os esportes eletrônicos construírem uma relação cada vez mais robusta com o público gamer em geral”, conta Carlos Silva, sócio da Go Gamers. PLATAFORMAS DE CONTEÚDO eSPORTS MAIS CONHECIDOS E JOGADOS O estudo é desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Acesse o site oficial para baixar a versão gratuita do estudo. Curte ficar por dentro do mundo dos games, acessórios e muito mais? Então, se inscreva em nosso canal do Youtube Curte Podcasts? Então ouça o Playzuandocast, o Podcast da zueira e dos games! Disponível no Itunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify! Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa? Então, entre em contato conosco Compartilhe isso:WhatsAppTelegramFacebookTwitter