
BGS 19: impressões da maior feira de games da América Latina
A BGS ou Brasil Game Show é um mega evento com temática gamer voltada para o público brasileiro. Enfim, a mesma ocupa quase que sozinha, o cenário de divulgações de informações do tema fora da web.
E a feira não deixou a desejar, com uma quantidade enorme de stands, destinados a jogatina e com campeonatos acontecendo simultaneamente, além dos modos cooperativos locais. Ou seja, ela veio ao que se destina. E claro, fazendo jus ao hashtag #AquiSeJoga, o slogan da feira este ano.
Primeiramente a quantidade de consoles nos stands também estava muito satisfatória, visto que o game play é uma forma do visitante se interessar por aquilo que ele está vendo. Pois, mais do que adquirir um jogo, a feira se destina a desperta a possibilidade de conhecer e testar plataformas e jogos.
Stand Xbox
O espaço Xbox contava com uma enorme quantidade de consoles, possibilitando ao visitante testar diversos jogos. Sendo que, houve ainda a possibilidade de testar demos dos jogos Ori Will of the Wisps e Battletoads. Segundo a Microsoft, ambos vão estrear nos próximos meses.
Por outro lado, isso não era tudo, o stand ainda entregou brindes aos participantes das jogatinas e fez sorteios de consoles e controles. Nos últimos dias grandes filas se formaram para testar o já aclamado Gears 5 em seu modo coop-competitivo.
Stand Nintendo
O stand da Nintendo trouxe pela primeira vez o Switch em um evento oficial, permitindo aos visitantes testarem jogos. Ou seja, pela primeira vez desde a estréia a Nintendo trouxe o mesmo para ser testado por brasileiros.
De antemão podemos dizer que surpresa foi maravilhosa, pois a quantidade de consoles disponibilizados foi grande. Jogos como Mario Kart, Mario Party e Link’s Awakening fizeram a felicidade de muitos que ainda não conheciam o console.
Juntamente aos jogos já aclamados foi possível ganhar pôsteres de alguns títulos. Entretanto, a grande atração do stand foi a demo de Luigi’s Mansion 3, que lançará no dia 31 de outubro.
Stand da Sony
O stand da Sony trouxe a possibilidade de jogar Nioh 2, Monster Hunter, Fifa 20 entre outros.
Porém, para jogar as demos havia a necessidade de agendamento prévio, através do app PlayStation Experience.
Fato este que dificultou a vida de quem não estava sozinho na feira. Já que, haviam apenas 2 horários de agendamento, um abrindo as 12 e outro as 16 horas. Outro fato é que haviam poucas vagas para cada jogo, em alguns casos apenas 4 vagas por sessões distribuídas ao longo do dia.
Somado a esses fatores ainda contávamos com a dificuldade de acesso mesmo usando rede 4g dos celulares. Enfim, as várias dificuldades não nos possibilitou aproveitar o stand de forma agradável.
O ponto forte do Stand foi a demo de Final Fantasy VII, que está bem fluído e com gráficos espetaculares. Entretanto só conseguimos gravar o game play após muita insistência e argumentação. Logo que, nem mesmo a imprensa tinha a permissão de gravar a sessão de game play do stand.
O que esperar para a BGS20
O único fator poderia haver melhorias quanto as stands jogáveis é a necessidade de fones de ouvido para que os visitantes possam ouvir o que estão jogando, já que em alguns casos deixou a desejar.

A BGS19 foi a maior no sentido de quantidades de consoles, campeonatos, e espaço utilizado. Além da quantidade enorme de crosplays e produtores de conteúdo que foram contemplar a feira.
Assim sendo, podemos esperar que a BGS 20 seja ainda maior. E desde já sabemos ser bem provável que venha com novidades sobre a nova geração de consoles do Xbox e Playstation.
Esperamos que a partir da experiência deste ano a Nintendo venha com seu stand mais uma vez e que traga sua loja oficial para o evento. Já que ela foi a única das plataformas console a não possibilitar a aquisição de itens oficiais.
Abaixo algumas fotos do evento
Curtiu nossa cobertura?
Então, segue a gente nas páginas do Youtube e Facebook
Ouça ainda o Podcast do canal PlayzuandoCast