PC Reviews Atuais Notícias Estamos Jogando PC – Songs of Silence Por Paulo Atanásio Postado em 15 de julho de 2024 16 min de leitura O novo título de Estratégia 4x com tema de fantasia medieval O título Songs of Silence foi lançado em acesso antecipado no dia 04/06/2024. E está por R$ 119,00, possuindo o Supporter Bundle (vem com o Soundtrack e os Digital Goodies) que está por R$152,13. O título foi desenvolvido pela Chimera Entertainment e a publicação foi feita pela Chimera em parceria com a H2 Interactive (do Japão e da Coréia). O jogo é de Estrátegia 4x, ou seja, tem como gameplay: eXplorar, eXpandir, eXtrair e eXterminar. Porém, o que diferencia o jogo dos demais são as artes visuais das cartas, heróis e etc. Assim como a trilha sonora que passa um ar fantástico, fantasioso, animado e até sombrio. Gostou da premissa do jogo? Então, confira o trailer: A arte medieval em estilo de pintura é incrível, não é? Enredo Há dois planos existentes no universo do Songs of Silence, um de luz e outro de escuridão. Ambos são consequência de uma guerra de deuses após a criação da luz. Isso acarretou na criação dos Firstborn (uma civilização humana) e os Starborn (guiados por sua estrela guia). Então, houve uma era de esclarecimento e paz. Entretanto, esta era não durou muito. Os Purgatórios surgiram dos mundos instáveis, os quais consumiam tudo. Logo depois, os povos começaram a guerrear na terra restante. Iniciando, portanto, a caótica Era dos Mil Reis. O Silêncio continua a se expandir impararavelmente, e no tempo em que o jogador se situará, os dois mundos estão a beira do colapso! A campanha acompanhará a busca da rainha Lorelai por uma terra para seu povo. Já que houve a queda do reino de Ehrengard e seus reis (pais de Lorelai) pelo Silêncio e os seus Gestalts. Infelizmente, essa busca não será fácil! Pois, ao buscar refúgio no reino vizinho, ela encontrará um cenário de guerra entre dois reinos. Logo, se prepare para uma campanha cheia de reviravoltas e de surpresas (tanto para o personagem quanto para o jogador). A queda de Ehrengard Jogabilidade A jogabilidade é dividida em dois mapas (lembra um pouco Total War), um mapa de batalha e um mapa do mundo. O jogo é dividido em turnos, os quais são gerenciados no mapa do mundo e os quais terão batalhas entre eles. No mapa do mundo o jogador poderá extrair (fé, ouro e outros recursos), explorar e expandir suas cidades, enquanto no mapa de batalha o jogador poderá extrair (ouro e experiência) e exterminar seus inimigos. Isso mesmo, o jogo é repleto de mecânicas do gênero “Estratégia 4x”. Combate O combate do Songs of Silence em si é automático, porém o jogador poderá usar as Cartas do Destino para ter movimentos especiais. Este movimentos especiais geralmente tem áreas e são divididos em defesa, ataque, cura e etc. As cartas irão variar para cada “Herói” (favorecendo um estilo de combate e de tipos de exércitos). Elas podem ser ativas ou passivas. O uso das ativas é no mapa de combate, enquanto o uso das passivas é no mapa do mundo. Os “Heróis” são como generais dos exércitos e terão um limite de unidades (que aumentam ao subir de level). Eles também servem como unidades especiais no campo de batalha. Possuindo assim um tipo de classe e de cartas. As cartas são adquiridas ou melhoradas ao subir de nível, entretanto é as opções serão aleatórias. O Combate Além disso, há diversos tipos de tropas! Elas variam entre magos, guerreiros, cavaleiros e etc, em resumo, existem tropas de contato, de curto alcance e de longo alcance. Deve sempre se atentar aos tipos e estatísticas das tropas pois assim será possível “combar” com as características do Herói. O jogador pode evoluir ou recrutar novas unidades em cidades ou enquanto está parado (neste caso somente com cartas de Herói, as quais irão cobrar ouro ou fé ou ambos). Gerenciamento de Mapa e de Turno O gerenciamento das cidades e o movimento das unidades do exército ocorrerão no mapa do mundo. O mapa do mundo do jogo O movimento das unidades varia em 8, 10 e 14 (com unidades pesadas, com unidades à pé e com unidades à cavalo) e varia em: Formação de batalha (invulnerável à emboscada) Formação de Marcha (vulnerável à emboscada) Formação de Retirada (após usar a carta de retirada para se retirar de uma batalha) Caso o jogador mova somente 50% do movimento, ele manterá as tropas em Formação de Batalha, que é invulnerável à emboscadas. Além disso, o jogador poderá se esconder em florestas para evitar ou pegar de surpresa tropas inimigas. Existem três partes em cada “Unidade de Herói”: Reservas (as unidades não combatentes ou que não irão para a batalha) Exércitos (as unidades que irão para o combate) Quartel (somente em construções e ficam ativos na Defesa) Formato dos Exércitos fora de construções Para conquistar uma cidade é necessário cercar ela com um exército (o qual pode receber ou dar tropas para outro exército amigável). Exércitos só podem recuperar vida e suprimentos em cidades ou construções conquistadas. As cidades e construções podem ser melhoradas (com uso da carta de melhoria e uso do recurso pedra) ou pilhadas (ao serem conquistadas) por meio de cartas passivas. Existirão diversos tipos de cidades e elas poderão dar diversos tipos de materiais. Além disso, algumas oferecerem cartas para defesa (que atrapalham o atacante), como a que acerta uma área com flechas. Modos de Jogo, Arte e Música O jogo é cheio de mecânicas e em teoria tem até “chefões” em cada fase na campanha. A campanha varia e serve como tutorial para os diversos modos e detalhes do jogo, possuindo segredos e detalhes bem interessantes. No momento estão disponível a campanha (por enquanto tem 5 capítulos) e o modo escaramuça (o qual é necessário desbloquear heróis na campanha para jogar). Ademais, a campanha só está disponível na dificuldade Equilibrada e o modo Desafio creio que ainda ficará disponível. A arte do jogo é um dos pontos mais interessante e de destaque na obra! Há inspirações no estilo “Art Noveau” que data de 1890-1920 e é bem chamativo! Já que o estilo de arte possui diversas cores e formas na figura humana e ao redor dela, quase que emanando uma aura ou um cenário de fundo. Arte de Vitória da Lorelai No Songs of Silence, as artes são bem coloridas (mesmo as “sombrias”) e destacam bem a aura ou cenário de fundo do Herói, da unidade, da construção ou da Carta do Destino. É sobretudo um deleite visual! Destacando com excelência o visual medieval e fantasioso da obra! Por fim, a música é um ótimo agrado para os ouvidos! Consistindo de temas variados (de temas alegres, a temas de guerra e de cenários macabros) e únicos, sempre emanando a aura fantástica do universo do jogo. A trilha de Hitoshi Sakimoto acaba por auxiliar na imersão e no aproveitamento da obra! Considerações Finais O título tem uma proposta bem diferente e ambiciosa no cenário de estratégia! Apesar de estar em acesso antecipado, já demonstra uma excelente qualidade e proposta. Deixando portanto um gostinho de que ainda tem muito conteúdo por vir. A jogatina é divertida, variada e desafiadora. O visual é único no cenário atual e demonstra o trabalho e cuidado que se teve ao fazer o jogo. O próprio 3D e cenários combinam muito com a arte das Cartas e Heróis. Assim como a trilha sonora que encaixa na proposta e demonstra uma forma primorosa de feitura! Particularmente como fã de jogos de estratégia, eu creio que é uma excelente escolha para quem curte o gênero! Apesar de não gostar muito de batalhas automáticas, acabei me surpreendendo e me divertindo muito na jogatina. Inclusive, como o jogo está em acesso antecipado, é de muita ajuda apoiar o projeto agora. Por enquanto o título só está disponível para PC e não há compatibilidade com controles na Steam. Entretanto, o título está disponível com interface e legendas em português brasileiro. Se interessou? Então, confira a página do game na Steam. Inscreva-se no nosso canal do Youtube. Conheça também o nosso podcast: Playzuandocast, o podcast da zueira e dos games! Disponível no iTunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify! Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa? Então nos mande uma mensagem através do e-mail, do formulário fale conosco ou nossas redes sociais @playzuando Compartilhe isso:WhatsAppTelegramFacebookTwitter