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SEGA Saturn completa 30 anos

7 min de leitura

Nos anos 90, a indústria dos videojogos vivia uma revolução técnica e cultural

O SEGA SATURN está completando 3 décadas de sua estreia. Então, vamos conferir um pouco sobre ele.

Depois do sucesso absoluto do Mega Drive/Genesis, a SEGA estava faminta por uma nova plataforma que pudesse não só competir, mas dominar a próxima geração de consoles.

Com a Nintendo e a Sony aquecendo os motores, a SEGA sabia que precisava inovar — e rápido! No início dos anos 90, a SEGA era a rainha dos arcades e do universo 3D, liderando com sua tecnologia de ponta.

Foi nesse cenário que, em 1992, eles lançaram um projeto ultrassecreto que mudaria tudo: o “Project Saturn”.

O objetivo? Criar uma máquina poderosa de 32 bits capaz de rodar jogos graficamente complexos, trazendo toda a magia dos arcades para as salas de estar.

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Lançamento do Saturn e o Combo Completo de Acessórios

O SEGA Saturn fez sua estreia triunfal no Japão em 22 de novembro de 1994, cercado de expectativas altíssimas. Mas o grande plot twist veio quando a SEGA decidiu antecipar o lançamento nos EUA em 11 de maio de 1995 — cinco meses antes do previsto!

Foi uma jogada ousada para bater de frente com a Sony.

No entanto, esse movimento relâmpago acabaria criando desafios inesperados no futuro, especialmente contra o PlayStation, que se preparava para brilhar.

O Encanto e o Desafio da Complexidade

O hardware do Saturn era uma verdadeira obra de arte para a época, mas também um pesadelo técnico para muitos desenvolvedores. O console vinha equipado com duas CPUs Hitachi SH-2 de 28,6 MHz, assim como dois processadores gráficos — o VDP1 (para renderizar objetos) e o VDP2 (para lidar com fundos e camadas).

Todo o charme e complexidade do hardware

No papel, ele prometia mover cerca de 500 mil polígonos brutos e 200 mil com texturas. Era uma arquitetura multiprocessador pensada para jogos 2D de cair o queixo, enquanto também tentava brilhar nos títulos 3D.

Um Hardware com Personalidade

A genialidade do hardware do Saturn também era sua ruína: complicadíssimo de dominar. Apenas alguns estúdios talentosos conseguiram explorar todo o seu potencial, criando verdadeiras joias dos games que ainda impressionam até hoje.

Muitos desenvolvedores, no entanto, preferiram seguir o caminho do PlayStation, que oferecia resultados impressionantes com menos esforço técnico.

Assim, a batalha gráfica ficou dividida entre os títulos 3D da Sony e as conversões perfeitas dos arcades 2D do Saturn, que se tornaram ainda mais potentes com a expansão de 4 MB de RAM.

Porém, em uma era em que os jogos 3D estavam em ascensão, o Saturn acabou parecendo um pouco fora de sincronia com o mercado.

O (Pesado) Legado do Mega Drive

Após o enorme sucesso do Mega Drive/Genesis, a SEGA estava confiante de que o futuro seria ainda mais brilhante. Só que algumas decisões comerciais acabaram complicando as coisas.

Em vez de focar 100% no Saturn, a SEGA continuou a dar suporte ao Mega Drive, lançando complementos como o polêmico 32X, que chegou depois do Saturn!

Isso deixou os fãs confusos e dividiu a atenção da SEGA. O Mega CD, outro complemento, também não ajudou muito.

O resultado? O 32X foi um fiasco que drenou recursos importantes, que poderiam ter sido usados para fazer o Saturn brilhar ainda mais.

No fim, o SEGA Saturn foi um console ousado, inovador e com uma arquitetura poderosa — mas sua complexidade e decisões comerciais controversas o impediram de alcançar o sucesso que merecia.

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