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Estamos jogando Nintendo Switch – One Step After Fall

14 min de leitura
One Step After Fall

“Mergulhe nos pensamentos de Steve Robinson, conheça sua história e enfrente seu destino nesta experiência narrativa”

Atenção!! One Step After Fall  traz um enredo com Conteúdo Sensível!

O game brasileiro, One Step After Fall é um simulador de caminhada em primeira pessoa desenvolvido pela TBGS Indie Studios. Nele o jogador assume o papel de um escritor que perdeu muito na vida e agora lida com pensamentos depressivos.

O jogo possui dois finais e cabe a você decidir o destino de Steve Robinson.

Mas, antes de prosseguir, é importante ressaltar que o game traz um conteúdo sensível, abordando temas como depressão e suicídio. Ainda assim buscarei destacar os principais aspectos positivos nesta review. Vamos lá?

História

Para compreender a profundidade da experiência, é essencial conhecer a história de Steve.

Steve Robinson é um escritor de sucesso que, por causa dos acontecimentos ao longo de sua jornada, perdeu seu brilho e a vontade de seguir em frente. Ele agora não tem fé em seu trabalho e está em busca de algo, que ficará a critério do jogador.

Dessa forma, você guiará Steve a reviver situações que o levaram à depressão e conhecerá os lugares que o marcaram. Cabe a você decidir se Steve enfrentará seu passado e de que forma ele lidará com isso.

Dito isto, é importante relembrar que o jogo possui dois finais, alguns colecionáveis e uma interface limpa, pois o foco do jogo é a narrativa.

Então, confira o trailer

Controles

Agora que você já conhece o enredo, vale entender como interagimos com este universo. Os controles são simples, Steve pode se movimentar utilizando os direcionais, pode correr (sem gasto de stamina ou algo similar), pode pular, focar em algo aproximando sua visão, coletar e utilizar itens coletados. Todos estes comandos são personalizáveis no menu do jogo.

Itens

As cartas e alguns itens do jogo só aparecerão após ter coletado determinado item ou interagido com algo anteriormente.

Por exemplo, a carta #2 só aparecerá se você tiver coletado a carta #1, ou a chave para determinado local só aparecerá se você tiver conferido o local trancado. Esteja atento ao ambiente e acostume-se a sempre passar nos locais e verificar se há algo diferente, que antes não estava ali. Já os zumbis podem ser coletados em qualquer ordem.

Zumbis?

Embora a proposta seja séria, o game insere elementos curiosos que enriquecem a exploração. Durante o jogo você pode encontrar até 10 pequenas action figures de zumbis, esteja atento ao ambiente para colecionar todos. Eles são numerados e podem ser encontrados em todo o cenário, cada um com uma caracterização própria. Estes itens contribuem para a imersão, mas é o ambiente que realmente sustenta a atmosfera emocional do jogo.

Ambiente

O mapa do jogo não é grande e é focado apenas no ambiente ao redor da cabana de Steve e Cameron. Ele é composto por muita vegetação, lagos, e algumas pequenas construções como a cabana de Steve, alguns celeiros e a famosa torre apresentada no trailer acima. Como já mencionado, toda a experiência gira em torno da narrativa, que pouco a pouco é apresentada através das cartas e itens que você localiza ao longo do jogo. E é justamente esta narrativa que nos conduz aos temas mais profundos e impactantes do jogo.

Depressão

Este tema não é leve e é apresentado de forma brilhante. Para uma experiência mais imersiva, recomendo fones de ouvido. O game traz uma trilha sonora melancólica e é rico em sons ambiente. Se você decidir ativar um dos gatilhos da depressão de Steve, encarará as vozes que ele tanto ouvia durante toda a gameplay. A voz é penetrante, e o personagem responsável por ela te acompanhará tanto física quanto psicologicamente durante a experiência. Este acontecimento nos faz pensar em muitas coisas que “ouvimos” em nossas mentes, vozes que nos oprimem, mas cabe a nós, muitas vezes, decidir se vamos “ativar” este evento ou não.

Conforme dito, os pertences de Steve estão espalhados por todo o mapa. Muitas vezes quando estamos neste vortex de tristeza, abandonamos coisas que antes nos traziam alegria, que nos preenchiam. Steve precisa reunir estas coisas para que elas possam trazer a ele algum significado. Mesmo que, por algum motivo, você não sinta mais alegria em coisas simples, tente retomá-las pouco a pouco. No início é mecânico mesmo, é difícil, mas com o tempo você pode resgatar o brilho perdido. Você não está sozinho, por mais que as vozes te digam o contrário. Quanto ao jogo, tudo isso culmina nos dois finais possíveis, que oferecem mensagens opostas e igualmente impactantes.

Todas as esperanças se foram

Uma das conquistas do jogo é apresentar ao jogador o Final Falso. Com isso o game mostra que a saída mais rápida, não é a verdadeira. Infelizmente para esta conquista, caso queira obtê-la, você precisa que Steve se deixe levar por sua condição. Felizmente, há uma alternativa mais esperançosa que traz outro significado para a jornada de Steve.

Pássaro livre

A outra conquista é o Final Verdadeiro. Não daremos spoilers sobre ele, mas é um final tocante e nos mostra muito bem que, ainda que não tenhamos forças para prosseguir, há sempre pessoas que se importam conosco, que têm esperanças e que se espelham em nós. Ainda que não devamos viver sob a expectativa dos outros, vale buscar ser luz na vida de alguém e com isso criar uma longa cadeia de luzinhas que vão iluminar a escuridão de quem mais precisa.

É do Brasil!

Por fim vale reforçar que o game está com o texto totalmente em português e, inclusive, possui uma canção nacional em um de seus ambientes. Em determinado momento é possível ouvir a canção “Não quero amor nem carinho”, do Bando de Tangarás, um samba de 1929. Agora, diante de tantos elementos emocionais surge o questionamento:

Vale a pena?

O game traz um conteúdo pesado, mas uma mensagem poderosa. A depressão não deve ser enfrentada sozinha e pequenas ações podem ter grandes efeitos, bons ou ruins. Se você passa por algo similar, busque ajuda. Isso não é vergonhoso e te ajudará a superar esse momento. Apesar da experiência imersiva, é importante lembrar que os jogos também servem para relaxar e nos permitir escapar, mesmo que por um tempo, da realidade. O jogo vale pela lição que traz, mas vai do jogador entender se estará bem o suficiente para encará-lo.

Considerações

Durante a gameplay senti falta de uma opção para organizar os itens no inventário, visto que era necessário que eu verificasse se já havia conseguido todos os zumbis ou se havia coletado determinada carta. Os itens aparecem na ordem em que são coletados. Também senti certa dificuldade com o cursor central da tela, que é responsável pelas interações. Por ser pequeno, em determinados momentos ele desaparecia. Seria interessante se o cursor tivesse contraste, ficando escuro em ambientes claros e o oposto em ambientes escuros.

One Step After Fall está disponível para Nintendo Switch, Xbox One, Series X|S, Playstation 5 e Windows, com classificação indicativa de 12/14 anos, dependendo da plataforma.

Plataformas

Steam: R$10,89

Playstation: R$15,90

Xbox: R$10,45

Nintendo Switch: R$14,99

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