
Clair Obscur: Expedition 33 – O game independente da Sandfall Interactive e da Kepler Interactive se estabelece no mercado internacional
Lançado em 24 de abril de 2025, Clair Obscur: Expedition 33 já é um fenômeno. Sendo assim, o primeiro jogo da Sandfall Interactive conquistou o público e a crítica, vendendo 3,3 milhões de cópias em pouco mais de um mês.
Nos primeiros três dias, o RPG já havia vendido 1 milhão de unidades. Entretanto, sem contar downloads via Xbox e PC Game Pass. O jogo também brilhou no Metacritic, com média de 92 nos consoles e nota de 9,7 dos usuários, posicionando-o entre os títulos mais bem avaliados do ano.
Trilha sonora viral
O impacto foi além do gameplay. A trilha sonora composta por Lorien Testard alcançou 33 milhões de plays nas três primeiras semanas e já passou de 90 milhões. Ainda assim, a faixa “Lumière” liderou as paradas de música clássica da Billboard e rendeu 2,8 milhões de views no YouTube. No total, o single já ultrapassou 13 milhões de plays nas plataformas de streaming.
Comunidade ativa no mundo todo
Jogadores de vários países — incluindo Brasil, China, Japão e EUA — criaram teorias, fanarts e covers inspirados no universo do jogo. E tudo isso veio de um time pequeno: cerca de 30 desenvolvedores formam a equipe da Sandfall, muitos deles em seu primeiro projeto de game.
Publicado pela Kepler Interactive
A Kepler, conhecida por títulos como Sifu e Pacific Drive, é a publisher por trás do sucesso. Com sede em Londres, ela aposta em jogos autorais e ousados. O catálogo também inclui Tchia, Bionic Bay e o aguardado Rematch, previsto para junho.
Contudo, o sucesso meteórico de Clair Obscur: Expedition 33 já coloca a Sandfall entre os estúdios mais promissores da cena indie atual.
Inscreva-se no nosso canal do Youtube e da Twitch!
Conheça também o nosso podcast: Playzuandocast, o podcast da zueira e dos games! Disponível no iTunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify!
Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa? Então nos mande uma mensagem através do e-mail, do formulário fale conosco ou nossas redes sociais @playzuando