Início PC A STEAM mudou os termos de venda após The Crew

A STEAM mudou os termos de venda após The Crew

6 min de leitura

A plataforma da Valve agora alerta o cliente sobre a compra dos softwares em sua loja

A polêmica envolvendo a Ubisoft e The Crew fez a STEAM antecipar-se e adicionar um alerta aos usuários quando vão comprar um título. Isso mesmo, a Ubisoft está mais uma vez em pauta e não por bons motivos.

Para quem não acompanhou The Crew, o jogo da Ubisoft, teve os servidores desligados em Março de 2024.

Bom, até aí normal o jogo é de 2014, e outros jogos costumam ser retirados da loja despois de algum tempo (o mesmo ocorreu com os títulos Forza da Microsoft).

Então qual o problema com The Crew?

Com o desligamentos dos servidores mesmo os jogadores que já possuem o título não poderão mais acessá-lo! Ou seja, você pagou pelo título mas agora já não pode usá-lo.

O ocorrido gerou rebuliço, claro, e está mexendo com as leis de consumo de vários locais do mundo.

A justificativa da Ubi para o ocorrido é plausível, mas não justificável.

The Crew, nunca teve conteúdo offline ou seja, todo o jogo estava pautado nos servidores e em sua manutenção. Dessa forma, a retirada dos servidores automaticamente faz com o que o conteúdo deixe de existir.

O ocorrido afeta inclusive os usuários donos de mídias físicas.

Por que a STEAM adicionou um alerta?

A Steam adicionou um alerta sobre a compra de licenças digitais para se antecipar a uma lei aprovada na Califórnia.

A nova lei exige que as lojas digitais informem claramente aos consumidores que eles estão comprando apenas uma licença digital e não uma cópia permanente do produto.

Essa lei de proteção ao consumidor entra em vigor em 2025, mas a Valve, dona da Steam, decidiu implementar essa transparência de imediato.

O alerta esclarece que, ao comprar um jogo na Steam, o consumidor está adquirindo o direito de usá-lo enquanto a plataforma estiver oferecendo o serviço.

Isso garante que os clientes saibam exatamente o que estão comprando, especialmente em um cenário onde muitos jogos e conteúdos digitais podem ser removidos ou perder funcionalidade caso os servidores sejam desligados.

A ideia é proteger os consumidores, garantindo que eles entendam que a compra de conteúdo digital na Steam não significa posse eterna, mas sim uma licença para o uso.

Além disso, a STEAM não se limitou à Califórnia ou aos EUA – a mesma mensagem já aparece globalmente!

Agora, quando você vai finalizar uma compra no Steam, uma mensagem aparece dizendo:

“A compra de um produto digital concede uma licença para o produto no Steam.”

As outras lojas ainda não estão com o alerta, mas isso deve ser questão de tempo. Quanto aos usuários fica o alerta sobre a compra de jogos apenas com modo online ou aquele velho hábito: ”vou comprar porque está barato, jogo depois…”

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e da Twitch!

Conheça também o nosso podcastPlayzuandocast, o podcast da zueira e dos games! Disponível no iTunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify!

Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa? Então nos mande uma mensagem através do e-mail, do formulário fale conosco ou nossas redes sociais @playzuando

Carregar mais matérias relacionadas
Carregar mais por Leila Lombardo
Carregar mais em PC
Comentários estão fechados.

Veja também

FIFA Rivals- Novo FIFA Divide as Expectativas

FIFA Lança Primeiro Jogo Pós-EA com Licença Oficial da Entidade Máxima do Futebol Os prime…