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Estamos Jogando PC – Conscript

21 min de leitura

Estreou o novo surpreendente título de Survival Horror com temática de 1º Guerra Mundial!

O jogo Conscript, desenvolvido pela Catchweight Studio e publicado pela Team17, lançou em 23/07/2024 e traz uma jogatina desafiadora e intensa. Já que tem muitas inspirações em títulos de Survival Horror, como Resident Evil e Silent Hill.

O jogo lançou por R$71,99. Além disso, existem os pacotes Deluxe (Jogo+Trench Raider Pack) e Officer (Jogo+TRP+Original Soundtrack), respectivamente, por R$86,99 e R$96,99.

Gostou da premissa? Então, confira o trailer de lançamento:

Prepare-se para cenários escuros, tensão e terror nas trincheiras e fortes de Verdun!

Enredo

Em Conscript, o jogador estará no controle do soldado francês André Poilu, durante a Batalha de Verdun (a mais sangrenta e horrível da Primeira Guerra Mundial). O momento que o jogador estará é em Julho de 1916, em um dos fortes franceses da região.

Este forte e outros estarão sendo atacados por forças alemãs, portanto o André, seu pelotão e o seu irmão Pierre estarão arriscando suas vidas para defendê-los.

O irmão de André infelizmente é atingido e desaparece em meio ao ataque. Além disso, grande parte do seu pelotão é morta ou some durante a investida alemã.

Logo, o jogador terá que enfrentar uma força inimiga em maior número, dificuldades inesperadas e poucos recursos para encontrar Pierre. Em meio ao caos de tiros de artilharia, as trincheiras apertadas, fortes em ruínas, lama e ratos anormais cheios de doenças.

Assim como eventos que colocam em xeque a sanidade de André, quebra-cabeças complexos e recursos cada vez mais escassos. Será que você conseguirá manter a família intacta enquanto se mantém vivo?

Jogabilidade

A jogabilidade é clássica de um Survival Horror, o movimento lembra bastante a maior parte dos títulos de PS1 que tinha a câmera fixa. Mas é diferente, já que a visão 3D fica em cima (como se estivéssemos acima do teto) e move fluidamente se sairmos do enquadramento.

O movimento é em 3D e é possível mirar em todas direções, porém em alguns momentos a “câmera” bloqueia a visão de inimigos e cenários com entulho ou parte do cenário que fica na frente.

Ademais, o jogador terá que se preocupar com a vida (assim como ficar doente, que reduz a vida pela metade) e a estamina ao correr (menos nas memórias, onde sua estamina é ilimitada).

A tela têm o Hud com o mapa, vida e outras informações importantes (o jogador pode alterar algumas coisas no menu). Essas informações são bem espaçadas e não enchem a tela.

Assim como existem maneiras espertas de mostrar certos “Status” sem ocupar espaço. Sendo possível olhar elas com detalhe no inventário e menu.

Os quais foram bem feitos e são simples e práticos de usar. Ou seja, há uma boa construção na forma de organizar e de mover os itens que ficam no inventário ou no baú (lembram muito Resident Evil). Assim como usar e alternar entre os mapas.

O jogo está bem otimizado e bem customizável, não tive problemas com performance ou um design ruim de hud e mecânicas relacionadas. Os controles são bem fáceis de aprender e usar, exigindo somente o timing certo para movimentos.

Mapas e Exploração

O Conscript possui divisão em capítulos e grandes mapas que possuem pequenos “mundos” dentro de si. Os quais podem permanecer acessíveis entre capítulos, por mais que não sejam o foco.

Ademais, o sistema de mapa são grandes blocos que possuem pequenas seções retangulares ou em quadra distintas. Algumas têm múltiplas saídas, conectam-se umas nas outras ou dão acesso à níveis de “piso” diferentes (por exemplo, do térreo para o subsolo).

Logo, as explorações pelos mapas do Conscript se tornam muito divertidas e desafiadoras. Sendo potencializadas pelo manuseio dos itens do inventário e dos baús. Isso mesmo, a existência de salas seguras (as quais também servem como ponto de save), um clássico dos Survival Horror, é algo presente aqui.

O manuseio de inventário é algo muito necessário (não ande com o que não precisa) e muito difícil de ter o tamanho de espaços aumentado.

Basicamente, o jogador terá que lidar com armas, itens de cura, itens de melhoria (que precisam estar equipados no inventário e fazem boost em algum status) e itens para seguimento da história. Ou seja, itens para completar puzzles ou para completar quests secundárias.

O jogo ainda possui um sistema de documentos, o qual depois de ler um documento ele fica salvo no menu. Assim como um sistema de comércio e um sistema de save.

Comércio, Melhorias e Save

O sistema de save permite que o Conscript fique mais fácil ou que seja um desafio extra. Já que antes de começar ou durante a campanha você pode ativar “Checkpoints” e saves ilimitados. Porém, se não quiser ativar, vai precisar escolher bem quando salvar, pois a tinta da máquina de escrever é escassa. E se morrer sem Checkpoint, terá que voltar do último salvamento.

O sistema de comércio é feito com um soldado, o qual chamarei de mercador, que não tem seu nome revelado e fica com uma mascara de gás o tempo todo. O mercador tem o trato com o André: trocar cigarros por itens ou vice-versa. Entretanto, tenha cuidado para não vender itens de sidequests, porque não conseguirá recuperar os itens.

Além disso, é possível fazer melhorias de equipamento com peças de armas (não custa cigarros) no mercador. Ele fica nas salas seguras e conversa com você (soldado André, que ele chama de Poilu).

Há um detalhe bem importante, os itens são caros e cigarros nãos são fáceis de conseguir, assim como itens que vale muito.

Portanto, use bem o sistema de comércio, pois ele é muito útil na exploração.

Combate

Em Resumo, o Combate do Conscript é em curta e longa distância. Ambos tem seus benefícios, todavia uma coisa é certa: vai ser custoso demais esse combate.

É claro que você deve estar imaginando que o custo é o custo de recursos… mas na verdade não é só isso. Inclusive, apesar de ser escasso, não tive tanta dificuldade com a quantidade de armas de contato (pá de trincheira, por exemplo) ou balas para as armas de fogo.

Talvez porque não seja tão custoso no começo usar elas, poucos tiros das armas certas matam a maior parte dos inimigos.

Assim como porrada com as armas brancas, já que se pegar um inimigo (os mais padrões e depende do dano da arma) pelas costas e carregar o ataque (levantar o braço até o limite) é hit kill.

O mesmo vale para armas de fogo, se um inimigo não ver você e você acertar ele é hit kill.

As armas brancas desgastam com o tempo, porém ao chegarem no limite elas não quebram, só ficam inúteis. Se tiver um kit de reparo é possível consertá-las. Enquanto isso, as armas de fogo ocupam bastante espaço, já que além delas é necessário ter espaço para a munição.

Há a possibilidade de usar o cenário ao seu favor, com metralhadoras fixas e até explosivos, mas tem que acertar o timing e a distância.

Quantos aos inimigos, basicamente são resistentes e podem oferecer um bom dano se você ficar desatento. Porém, se o jogador usar a esquivar (um rolamento no chão) no tempo certo, o dano será evitado. Ainda é possível só correr e ficar parando, atacando e depois correr.

Desafio

Entretanto, se não é tão difícil matar inimigos, qual o desafio do Conscript? A mescla da mecânica de inventário, de cenário e de inimigos.

Se estiver num cenário com muitos inimigos recomendo usar a paciência e pegar um por um com Hit Kill. Isso só não funciona no “gigante”, que é um soldado alto e todo protegido por placas de metal.

Então, supondo que esteja com o inventário bem equipado e armado isso resolverá o problema.

Só que não! Pois, a medida que os corpos de inimigos vão se amontoando no chão e tempo for passando, ratos começarão a aparecer. E o problema é que em teoria os ratos menores ficarão grandes e esses ratos grandes irão aparecer.

Os quais são agressivos, aparecem em grupo e podem deixar o personagem com a condição de doente, que reduz metade da vida até ser curada.

Essa condição só pode ser curada com um kit médico ou uma atadura esterilizada. Ou seja, matar é um problema. Ele tem solução, a partir de um momento o jogador encontrará um isqueiro e combustível, podendo queimar os corpos. Mas é um recurso limitado e escasso.

É possível matar os ratos com armas brancas, só que não é simples, pois precisa acertar o tempo de carregamento máximo do ataque. Ainda é possível tacar fogo neles enquanto queima o corpo ou com coquetel molotov, entretanto nem sempre é fácil acertar o tempo para atrair os ratos ou acertar a mira.

Logo, carregue bem seu inventário e escolha bem as suas lutas. Pois o que não vai faltar é horror e decisões difíceis no jogo.

Considerações Finais

Claro que eu deixei algumas informações de lado, pois estragariam a experiência do jogador. A maior parte do que citei do Conscript aparece até a metade do capítulo 2, sendo o capítulo 1 praticamente um tutorial.

Ou seja, decidi focar no técnico e nas experiências que achei bem marcantes, mas que não estragam a surpresa que o jogo oferece. E põe surpresa, a cada momento o jogador é agraciado com algo novo, sempre surpreendendo na narrativa e na jogatina.

O jogo é um excelente survival horror. O qual tem um cenário que já é horrível por si só e ainda inclui elementos que o deixam mais assustador. Os pontos altos são o clima e a jogabilidade (que é um poço de diversão).

Os gráficos também são incríveis e amei o aspecto pixelado que lembra os RE Clássicos. A trilha e os efeitos sonoros são maravilhas a parte, sempre deixando o jogador alerta e tenso. Mas que conseguem passar sentimentos diversos nos momentos certos.

O jogo está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S e X, Nintendo Switch, PS4 e 5.

O jogo também está disponível em português brasileiro (legendas e interface) e tem compatibilidade com controles modernos.

Gostou do Conscript? Então, confira a página do jogo na Steam.

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