Início Microsoft Xbox Estamos Jogando PC – Flame Keeper

Estamos Jogando PC – Flame Keeper

16 min de leitura

Versão 1.0 de Título Roguelite de ação é lançada com boa promoção!

Flame Keeper é o novo jogo desenvolvido pela Kautki Cave e publicado pela Untold Tales. A jogatina tem ênfase em Roguelite, possuindo mecânicas de estratégia, de criação e de evolução de “builds”. Como também a divisão por “Regiões” que terão “Áreas” com até 4 fases.

O jogo foi lançado na versão 1.0 em 17/06/2024, possuindo um desconto de 30% até o dia 01/07/2024. Ficando, então, de R$39,99 por R$ 27,99. Assim como o deluxe edition (jogo base + Artbook) que ficou com 31% de desconto, caindo de R$ 50,48 para R$ 34,63.

Porém, se quiser comprar não só esse jogo, mas um pacote com 30 jogos da Untold Tales por R$84,40 (93% de desconto), confira a página da loja na Steam! A promoção do Untold Tales Treasures – 30 for 30 vai até o dia 27/06/2024.

Ficou interessado? Então, confira o trailer:

Visual “redondo” e animado, encaixa bem com a proposta.

Enredo

Em resumo, o mundo de Orbis está sob domínio de criaturas malignas e de forças das trevas. Portanto, o jogador deverá encarnar o Ignis, um carvão especial, e libertar o mundo de Orbis.

Entretanto, Ignis não estará só! Ele receberá auxílio dos Vulpis, criaturas de aparência semelhante à guaxinins, e que veneram a “Chama Eterna”. Os quais sofreram um ataque dos míticos Pixies (criaturas malignas que sugam as Chamas) em seu vilarejo. Durante o ataque, a Mãe (líder dos Vulpis) foi raptada.

Então, houve a convocação do Ignis (não possuindo memória) pela Chama Eterna para ajudar Vormi (líder provisório) e os habitantes no resgate da Mãe.

Enquanto isso, precisarão eliminar as forças hostis por várias regiões que estão sob domínio das forças das trevas. Por conseguinte, restaurando a Chama Eterna nessas regiões.

O vilarejo principal (zona segura)

Jogabilidade

Em princípio, a jogabilidade do Flame Keeper é focada em combate próximo e rápido, possuindo uma certa possibilidade de ataque à distância.

Os ataques do Ignis são divididos em:

  • Ataques básicos, são rápidos e possuem a possibilidade de fazer combos.
  • Ataque forte, desbloqueável na árvore de habilidade, lento e forte.
  • Ataques especiais, são adquiríveis aleatoriamente no meio das fases, são trocáveis e tem uso recarregável. Alguns com dano em área e outros com dano à distância, por exemplo, respectivamente, piscina de lava e bala precisa.
  • Dash, inicialmente evita dano e quebra escudos amarelos, mas após melhoria também causa dano.
  • Stomp, desbloqueável, basicamente é um “pisão” (só usado ao pular), além disso, serve para quebrar escudos vermelhos.

Aliás, os ataques básicos, dash e stomp são melhoráveis em um NPC que tem a árvore de ataques ativos, sendo o ataque forte uma melhoria do ataque básico.

Árvore de Habilidades ativas

Ademais, existem ainda:

  • Equipamentos desbloqueáveis, 3 tipos de materiais (pedra, gosma venenosa e pedra flamejante) com 3 tipos de atributos (velocidade, poder e distância), irão aparecer durante as fases em totens vermelhos, assim como ao derrotar inimigos.
  • Cogumelos reforçadores, efeitos aleatórios (ora negativos, ora positivos), encontrados nas fases.
  • As habilidades passivas, escolhidas de forma aleatória após subir um “nível” da fogueira nas fases, some ao fim da última fase.
  • As runas, desbloqueáveis, melhoradas até 6 espaços, serão destravadas ao completar partes que inimigos soltam ao serem derrotados em certas condições.
Equipamentos

Fases

Existem 3 tipos de fases no Flame Keeper: as fases de acender a fogueira principal, as fases de defesa da fogueira principal e as fases de chefão.

Nas fases de acender, é necessário buscar as 3 pedras faltantes da fogueira, enquanto enfrenta inimigos e, se quiser, faz objetivos secundários (como abrir o totem).

Essas são as que tem maior quantidade ao longo dos mundos e das áreas (geralmente 2 de 3 ou 4). Pois servem como aquecimento para a fase de defesa de inimigos e, nas áreas que tem, as fases de chefão.

Tem uma dinâmica interessante nessas fases. Basicamente, o jogador tem que usar a própria vida para acender cada “pedra” da fogueira (4 ao todo). Após acender as 3 primeiras pedras, o jogador poderá escolher um habilidade passiva para ficar mais poderoso. Ou seja, há um sistema de criação de builds temporárias.

Em todas as fases só é possível recuperar vida a partir de “Sementes de fogo” que caem de árvores ou após derrotar inimigos.

Totem da fase e aranha venenosa

Explorar os mapas, gerados aleatoriamente, dessas fases é bem importante. Já que as habilidades são compradas com sementes e melhorias são compradas com recursos encontrados em certos inimigos e objetivos secundários.

Depois que terminam as fases de acender vem as fases de defesa. O jogador terá que ativar defesas usando a vida enquanto se defende de ondas de inimigos e defende a fogueira de pixies.

Os inimigos servem para atrapalhar, mas o cuidado tem que ser com os pixies. Já que se eles sugarem o fogo principal até a barra acabar, o jogador perde. Ou seja, o jogador tem que ser estratégico, usar o tempo e defesas ao seu favor para focar em pixies. Se sofrer uma derrota, terá que refazer as fases de acender do zero.

Por fim, em áreas que tem chefão (geralmente tem 4 fases), após defender a fogueira, será necessário derrotar o chefão da área. O chefão tem relação com o tipo de “monstro” da região.

A primeira região, por exemplo, é uma área de bosque/floresta sombria e os inimigos em sua maioria são aranhas, havendo ainda vermes debaixo da terra.

Ao vencer o chefão, a região é finalizada. Sendo desbloqueada uma nova região, com novos mapas e inimigos em cada área e fase.

Ademais, algumas dinâmicas de mapas são inclusas em novas regiões. Por exemplo, o vento forte e a necessidade de passar por paredes móveis que conectam o mapa da fase de acender na região do deserto.

Mecânica de Vento Forte na região do deserto

Inimigos

Os inimigos tem relação com a área, sendo bastante diversos em tipos de ataque:

  • inimigos que afetam com veneno por ataque próximo.
  • Inimigos com um ataque de contato mais forte.
  • Inimigos que causam “Slow”, ou seja, o jogador fica mais lento por um período.
  • Alguns inimigos com ataque à distância e que também atacam por perto.

Assim como muitos outros tipos. Existe uma diferença por tamanho de inimigos. Além disso, os inimigos possuem um “timing” de ataque. Se usado corretamente pelo jogador, é possível acertar combos antes que o inimigo ataque ou simplesmente desviar com o Dash.

Alguns ainda possuirão escudos ou ficam fora de alcance (como as aranhas que ficam em cima das árvores). Portanto, exigirão certos ataques e um tempo/cuidado melhor do jogador.

Tipos de escudo em inimigos

Considerações finais

O jogo Flame Keeper é honesto na sua proposta, apresenta uma variedade de fases e mecânicas interessantes de combate e de estratégias. Porém, mantém gráficos mais simples, redondos e com aparência de desenho animado. A música passa ou um ar do cenário ou um ar de mistério/aventura.

Ele não passa uma impressão de ser difícil, mas um descuido e terá que fazer todo um ciclo de fases de novo (mantendo parte dos recursos, além do mais é um jogo roguelite).

Além disso, tem uma progressão interessante e não tão rápida de habilidades e de outros potencializadores.

É um jogo divertido e leve, para descontrair e variar entre fases de ataque e de defesa.

O jogo está disponível em português brasileiro, sendo jogável por teclado e mouse ou por controle.

Está disponível no PS4, PS5, Nintendo Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X e Series S.

Flame Keeper vale o preço que está sendo vendido! Ainda mais nos pacotes e na promoção do momento.

Gostou da proposta? Então, dê uma olhada na página do jogo na Steam

Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Conheça também o nosso podcastPlayzuandocast, o podcast da zueira e dos games! Disponível no iTunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify!

Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa? Então nos mande uma mensagem através do e-mail, do formulário fale conosco ou nossas redes sociais @playzuando

Carregar mais matérias relacionadas
Carregar mais por Paulo Atanásio
Carregar mais em Xbox
Comentários estão fechados.

Veja também

Estamos Jogando PC – Cataclismo

Um novo jogo de estratégia que é marcante no visual, criativo na história e divertido na g…