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Estamos Jogando PC – Noreya: The Gold Project

11 min de leitura

Novo Metroidvania com ambientação de fantasia sombria!

O Noreya: The Gold Project foi desenvolvido pela Dreamirl e foi publicado pela PixelHeart. O jogo é um Metroidvania com foco em exploração e combates, ademais há o uso de Puzzles e mecânicas complexas no mapa e em bossfights.

O jogo foi lançado em 21/06/2024. Por enquanto, o preço está por R$48,00.

Ficou interessado? Então, veja o trailer:

Curtiu o visual 2d pixelado?

Enredo

“Noreya: The Gold Project” tem seu universo moldado por sete deidades, as quais os Homens temiam e adoravam. Porém, alguns pecadores decidiram sair do caminho desses deuses e se tornaram novas deidades, graças aos poderes da servidão do seus novos súditos.

A cidade de Lemia, antes domínio da deusa da Luz, caiu nas mãos do Salluste, o deus da Avareza. Por causa de uma grande fome e o desejo de riqueza dos pobres habitantes. Estes se tornaram as sombras douradas, criaturas sem formas e que vivem em tormento, pelo agora chamado “Deus do Ouro”.

O jogador entrará na pele da lutadora Kali, a qual perdeu tudo pelas mãos dos deuses. E, portanto, decidiu partir para a cidade de Lemia e verificar os boatos de um novo deus que corrompe os humanos em troca de riquezas.

Jogabilidade e Chefes

A jogabilidade é bem interessante e possui um certo sistema de níveis de poder. O qual pode facilitar a vida do jogador no combate aos chefes.

As batalhas de chefes possuem mecânicas de puzzle e padrões, ou seja, o jogador deverá desvendar a forma de derrotar esse chefes. Alguns exigirão certas habilidades desbloqueáveis (como a projeção de espírito) para isso ou ficarão mais fáceis por causa delas.

Árvore de Habilidade com 3 partes

Ademais, a jogabilidade tem características de um metroidvania 2d clássico:

  • Combate usando arma branca, a qual conforme se avança poderá ter o dano melhorado pela árvore de habilidade ou melhorias encontradas ao longo do mapa.
  • Mapa de livre exploração, assim como locais que estarão completamente disponíveis com habilidades ganhas ao se derrotar certos “chefe”.
  • Um bestiário bem diversificado e nivelado, ou seja, certas áreas terão inimigos mais fortes e complicados.
  • Uma certa quantidade de chefe, alguns servindo para debloqueio de áreas ou de passagens.
  • Áreas de salvamento, as quais não só servirão para a melhoria de habilidades, mas também para a recuperação de vida e a mudança de mapa.

Exploração do Mapa e árvore de Habilidades

Dessa forma, há uma dinâmica de dois mapas exploráveis e ela funcionará com a balança de poder entre dois deuses, o deus do Ouro e a deusa da Luz.

Portanto, este mapa ficará ou como o Mundo da Luz ou como o Mundo do Ouro, dependendo de qual dos dois deuses estiverem com mais estátuas (áreas de salvamento) pelo mapa.

Ambos os mundos possuirão diferenças entre si, podendo ainda mudar a qualquer momento que o jogador queira. Já que as estátuas podem sofrer alteração a qualquer momento, sendo necessário somente a presença do jogador na área de salvamento para tal.

Os mapas estão cheios de puzzles, de áreas escondias, e de desafios, alguns exigirão o uso de habilidades desbloqueáveis (como o Pulo da parede, Wall Jump). Além disso, o mapa pode ser explorado de, certa forma, livremente, apesar de ter os objetivos principais marcados.

Mapa com o Mundo da Luz

A mecânica de escolha dos deuses influenciará também a árvore de habilidades. A qual possui 3 partes (uma do deus do ouro, outra do deus da luz e outra neutra):

  • A parte neutra tem habilidades que servem como habilidades padrão, por exemplo, o transporte rápido entre áreas de salvamento.
  • A parte do ouro serve para aumento de ataque e principalmente poderes ofensivos.
  • A parte da luz serve para aumento de vida e principalmente poderes defensivos.

Ademais, o jogador poderá tirar os ponto de uma habilidade e colocar em outra sempre que estiver em uma área de save.

Considerações finais

É um jogo bem divertido e diferente. “Noreya: The Gold Project” desafia o jogador a ter que pensar em formas de derrotar certos inimigos ou como resolver enigmas.

Possuindo uma história bem interessante, contada principalmente ao longo de estátuas de um rei do passado. Entretanto essas estátuas, não servem como salvamento, mas sim para um uso de outra habilidade.

Enquanto isso, aproveitará um bom cenário de fundo e um bom desenho de personagens, com cutscenes belíssimas desenhadas em 2d. Acompanhado de uma boa trilha sonora, em sua maior parte com clima de aventura ou de ambientação.

A Arte 2D do jogo

Porém, o jogador pode ficar meio perdido e entrar em áreas difíceis muito cedo por causa da liberdade de exploração. Assim como ter dificuldades no combate aos chefes devido a falta de abertura para bater em certos chefes.

Além disso, a árvore de habilidades possui algumas habilidades que não tem indicativo de como funcionam (como o escudo de luz). Creio que esses são os três pontos mais negativos que notei na jogatina.

O jogo está disponível em português brasileiro (legenda e interface), disponível ainda o uso de controles (com a entrada steam desativada).

O jogo foi lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X e Series S.

Caso tenha se interessado, confira a página do jogo na Steam.

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