Início Microsoft Xbox gamescom latam: Demo de A.I.L.A. o Survival Horror Brasileiro

gamescom latam: Demo de A.I.L.A. o Survival Horror Brasileiro

8 min de leitura
demo de A.I.L.A.

Testamos a demo de A.I.L.A., o novo terror da Pulsatrix Studios — e o hype é real!

Se você curtiu Fobia: St. Dinfna Hotel, se prepare para o salto de qualidade com A.I.L.A., o novo projeto da Pulsatrix Studios, estúdio brasileiro. Tivemos a chance de jogar um trecho inédito da demo, e o que vimos foi de arrepiar — no melhor sentido possível.

A atmosfera de Silent Hills P.T. está viva em na Demo de A.I.L.A.

Primeiramente, a demo lembra muito a lendária demo de Silent Hills P.T., cancelada em 2015. E não é só pela estética ou pela ambientação claustrofóbica — é pela forma como a tensão se constrói e te prende em um terror psicológico o tempo todo.

A proposta do jogo é bem criativa: você controla um beta tester que precisa experimentar jogos de terror gerados por uma inteligência artificial chamada A.I.L.A. Isso significa que podemos esperar diversos cenários diferente, com mecânicas e atmosferas próprias — mas todas se conectam em uma narrativa maior. Sendo assim, dado momento no jogo, você terá que descobrir se está no jogo ou na vida real.

A demo de A.I.L.A. conta com uma pegada de escape room e puzzles tensos

A experiência que jogamos na demo de A.I.L.A., começa com o personagem crucificado. Sim, literalmente. A primeira tarefa é escapar da cruz, e logo você percebe que está preso em um ciclo de salas que se transformam cada vez que um controle remoto é ativado.

Algumas dos referencias e mecânicas:

  • Manequins grotescos surgindo de surpresa (quem jogou Resident Evil 7 vai sentir o clima);

  • Puzzles de lógica e observação, como recuperar um dedo para usar a impressão digital;

  • E até mesmo localizar uma íris ocular para destravar novas rotas.

A Pulsatrix criou uma ambientação suja, opressiva e extremamente bem produzida — um salto técnico gigantesco em relação ao primeiro jogo do estúdio. Além disso, a equipe desenvolveu o jogo inteiramente em português, com dubladores de peso. A trilha sonora, carregada de tensão, usa sons que arrepiam até os mais corajosos.

Confira abaixo um trecho da gameplay que está disponível na Gamescom Latam

Conversamos com Thiago Matheus, CEO da Pulsatrix

Durante o evento, trocamos uma ideia com o Thiago Matheus, fundador da Pulsatrix. Ele adiantou que a equipe já está finalizando a produção do jogo e pretende lançá-lo ainda este ano para PC, Xbox e PlayStation.

Falamos também sobre a colaboração com o @MaxMRM, um dos maiores criadores de conteúdo de jogos de terror no YouTube Brasil — e diretor criativo de A.I.L.A.

“A equipe se alinhou demais com as ideias do Max. Ele trouxe uma visão única para o projeto e isso ajudou a moldar o jogo”, contou Thiago.

Além disso, ele nos afirmou que o jogo deve oferecer munição suficiente para que os jogadores enfrentem os inimigos com mais segurança.

MaxMRM também falou com a gente!

Tivemos um papo rápido com o Max, que estava visivelmente empolgado:

Michel Vieira e MaxMRM

“Estou 100% envolvido no jogo. Tá difícil até manter o canal ativo, de tanto tempo que esse projeto está consumindo. Mas está valendo muito a pena!”

Desta forma, a dedicação é tanta que ele mal encontra tempo para postar vídeos — o foco agora é fazer de A.I.L.A. um marco no gênero de terror nacional.

Adicione A.I.L.A. à sua lista de desejos na Steam!

O estúdio ainda não definiu a data de lançamento, mas você já pode colocar o jogo na sua wishlist da Steam. Assim, você apoia diretamente o estúdio e recebe a notificação assim que o jogo for lançado.

Acessar a página de A.I.L.A. na Steam.


A.I.L.A. é mais que um jogo de terror. É uma carta de amor ao gênero, com inovação, atmosfera e alma brasileira. Contudo, aqui no Playzuando, a gente já tá contando os dias pra jogar a versão completa.

Enquanto isso, fique ligado e siga a gente nas redes para mais novidades!

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e da Twitch!

Conheça também o nosso podcastPlayzuandocast, o podcast da zueira e dos games! Disponível no iTunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify!

Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa? Então nos mande uma mensagem através do e-mail, do formulário fale conosco ou nossas redes sociais @playzuando

Carregar mais matérias relacionadas
Carregar mais por Playzuando
Carregar mais em Xbox

Deixe um comentário

Veja também

Playzuandocast 56 – Os últimos 15 dias como se fosse em Miller

Playzuandocast 56 – Os últimos 15 dias como se fosse em Miller Tudo o que rolou nesse pequ…