Início Switch Steam Deck – Ameaça ao reinado do portátil Nintendo Switch?

Steam Deck – Ameaça ao reinado do portátil Nintendo Switch?

7 min de leitura
Steam Deck é mais forte que o Switch

PC Portátil da Valve pode ser o primeiro aparelho a fazer frente ao mesmo público

Desde a estreia do Nintendo Switch nenhuma outra empresa tinha um portátil, agora com a estreia do Steam Deck da Valve pela primeira vez alguém pode morder parte do seu mercado.

A Sony saiu do mercado de portátil desde o PS Vita, e até o lançamento do Steam Deck no dia 25 de Fevereiro o console da Nintendo tem sido a única opção de uma marca de portátil.

O console da Valve teria chegado em 2021, mas com a pandemia de covid -19 a estreia foi adiada para 2022. Porém, o console já tem exemplares nas mãos de insiders da Valve, produtores de jogos e CEOs das empresas de games.

E ele têm sido elogiado.

Ele vem com Linux como sistema operacional. E a proposta da Valve, assim como a da Nintendo é carregar toda a sua biblioteca de jogos para onde você quiser.

O que é o Deck Steam?

O Steam Deck é um PC portátil fornecido com o SteamOS da Valve (construído em cima do Linux). Mas, nada impede que você troque o sistema por Windows.

Ele é uma plataforma aberta, pois você pode instalar programas de PC e aplicativos junto aos seus jogos.

Por enquanto, alguns jogos ainda não funcionam nele. Mas, isso deve ser resolvido assim com a melhoria do Proton. Ele é camada de compatibilidade que permite que os jogos do Windows sejam executados no Linux sem suporte nativo e sem (muitos) problemas.

O portátil é mais robusto,  que o Nintendo Switch.

Ele vem com dois controles analógicos e dois conjuntos de botões de face em cada lado. Abaixo dos polegares estão dois touchpads capacitivos que também podem ser usados ​​para entrada direcional.

A tela tem sete polegadas de 1200×800, que deve ser ótima para rodar jogos abaixo de 1080p, mantendo uma qualidade de imagem nítida.

O Steam Deck possui uma porta USB-C na parte inferior para carregamento.  A Valve afirma que o dispositivo durará entre 7-8 horas com uma única carga (dependendo dos jogos que você está jogando).

O Steam Deck também pode ser encaixado e conectado a um monitor externo para jogos de alta resolução. Mas, assim como o portátil da Nintendo não há capacidade para 4k.

Preço e versões do Steam Deck

O Steam Deck tem três versões, cada uma com os mesmos componentes internos, mas com tamanhos e velocidades de armazenamento diferentes.

  • $ 399 – modelo básico, armazenamento eMMC de 64 GB, estojo de transporte
  • $ 529 – modelo atualizado, armazenamento NVMe de 256 GB, estojo de transporte, pacote exclusivo de perfil Steam
  • US $ 649 – modelo de primeira linha, armazenamento NVMe de “alta velocidade” de 512 GB, tela antirreflexo especial, estojo de transporte personalizado, tema de teclado virtual exclusivo, pacote de perfil Steam.

O Nintendo Switch custa em média 199 dólares (lite), 259 dólares (modelo padrão com dock) e 309 dólares (Oled).

Assim sendo o modelo mais básico do Steam Deck ainda será qause 100 dólares mais caro que o modelo Oled que é o modelo mais novo do Switch.

Mas, quanto a competições no mercado de compras teremos que ver como o público se sentirá com um PC portátil. E como isso terá impacto nas vendas do Switch.

Curte ficar por dentro do mundo dos games, acessórios e muito mais?

Então, se inscreva em nosso canal do Youtube

Curte Podcasts?

Então ouça o Playzuandocast, o Podcast da zueira e dos games! Disponível no Itunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify!

Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa?

Então, entre em contato conosco.

Carregar mais matérias relacionadas
Carregar mais por Leila Lombardo
Carregar mais em Switch

Deixe um comentário

Veja também

Jotunnslayer: Hordes of Hel Entra em Acesso Antecipado

Libere a Nova Irmã das Chamas no Ardente Reino de Muspelheim Grindstone e Games Farm acaba…