Matérias PlayzuandoCAST The Witcher 4 – Primeiro Olhar na Unreal Engine 5 Por Playzuando Postado em 2 dias atrás 11 min de leitura https://playzuando.com.br/wp-content/uploads/2025/06/Witcher-4_-Demonstracao-Tecnica-Unreal-Engine-5_.mp3Podcast: Play in new window | Download | EmbedO Futuro da franquia com a Unreal Engine 5: Uma Demonstração de Tecnologia Promissora A CD Projekt Red, em parceria com a Epic Games, revelou um novo e impressionante demo técnico de The Witcher 4. A demonstração deu aos fãs um primeiro vislumbre promissor do futuro da consagrada série de RPG em mundo aberto, agora construída com a poderosa Unreal Engine 5 — marcando uma mudança significativa em relação ao antigo REDengine. Durante o evento da Unreal Engine, a CDPR reforçou sua ambição: criar o jogo de mundo aberto mais imersivo e tecnicamente avançado já feito. A colaboração com a Epic tem sido crucial para isso. Assim, as duas empresas trabalham lado a lado para aprimorar o desenvolvimento de mundos abertos, combinando inovação gráfica com desempenho otimizado. O demo foi executado em um PlayStation 5 padrão, com ray tracing ativado e 60fps estáveis — um feito técnico notável, considerando o nível de detalhamento apresentado. A fluidez e a qualidade visual impressionaram imediatamente. Então, confira o trailer Ciri é a Nova Protagonista O destaque narrativo do demo foi a revelação de Ciri como protagonista jogável. Conhecida dos títulos anteriores, ela retorna como uma Witcher profissional e Caçadora de Monstros, aceitando contratos e explorando o mundo por conta própria. A demo também apresentou Kelpie, sua montaria leal — substituindo Carpeado, de Geralt. A interação entre Ciri e Kelpie se destaca pela naturalidade, graças à tecnologia de motion matching de múltiplos personagens, que cria movimentos realistas e sincronizados. Além disso, melhorias no sistema Unreal Chaos Flesh Solver e no uso de aprendizado de máquina garantem músculos e deformações realistas em tempo real, sem sacrificar o desempenho. Natureza Viva e Cidade Reativa O ambiente da demonstração explorou a região selvagem de Kovir, recriada com densas florestas e folhagens hiper-realistas. A tecnologia Nanite Foliage permite modelagem tridimensional de folhas individuais, que se adaptam dinamicamente à iluminação e às sombras, oferecendo densidade natural e renderização eficiente. O demo também apresentou VRest, uma cidade portuária vibrante. Os NPCs reagem dinamicamente às ações do jogador, e tecnologias como MetaHuman, Smart Objects e Chaos Cloth ajudam a reduzir a diferença visual entre personagens principais e secundários, oferecendo uma imersão mais uniforme e autêntica. Multidões e Animações Avançadas Um dos momentos mais impactantes do demo foi a exibição de uma multidão de mais de 300 personagens animados, em um ambiente de circo. Isso foi possível graças à nova estrutura de animação da Unreal Engine 5, mantendo a performance a 60fps com folga no game thread. Essa otimização é essencial para liberar recursos que garantem jogabilidade fluida e responsiva. Lição Aprendida com Cyberpunk 2077 Apesar do entusiasmo, muitos fãs mantêm certa cautela, lembrando do lançamento problemático de Cyberpunk 2077. O histórico da CDPR com bugs e otimização ruim ainda pesa. Vale destacar, porém, que o estúdio parece ter aprendido com o passado. O demo de The Witcher 4 demonstra foco técnico desde a base, com atenção à estabilidade e desempenho em consoles. Um Vislumbre Promissor do Futuro O conteúdo apresentado — da interação com NPCs à natureza volumétrica e os efeitos de iluminação — mostra um avanço real. A promessa de carregamentos rápidos, mundos densos e combate polido reforça a ideia de que o novo The Witcher poderá, de fato, elevar os padrões dos RPGs em mundo aberto. E como presente final, a CDPR revelou uma primeira imagem de Lanexa, indicando que ainda há muito por vir. O demo técnico de The Witcher 4 mostra um estúdio disposto a inovar e refinar sua abordagem, aprendendo com os erros e apostando em uma base tecnológica de ponta. A performance fluida, o detalhamento visual e o retorno de Ciri como protagonista indicam que a CD Projekt Red está pronta para recuperar a confiança do público — e, quem sabe, redefinir mais uma vez o que esperamos de um RPG moderno. Entre os destaques tecnológicos apresentados na demo, que se passa na região de Kovir e mostra Ciri como personagem jogável e sua companheira Kelpie, estão: Multi-Character Motion Matching: Garantindo que Ciri e Kelpie estejam perfeitamente sincronizadas ao montar o cavalo de qualquer ângulo ou velocidade, com movimento de raiz para controle realista e fundamentado. Unreal Chaos Flesh Solver e Deformações com Machine Learning: Permitem músculos realistas se movendo e esticando sob a pele de Kelpie sem comprometer a performance. Nanite Geometry: Libera os artistas de muitas restrições antigas na criação de mundos. Nanite Foliage: Uma introdução emocionante para criar densidades de folhagem deslumbrantes em todos os lugares, sendo eficiente em memória e rápido para renderizar. Isso é alcançado com uma nova representação voxel adaptativa que permite modelar cada folha e agulha de pinheiro individualmente. Carregamento de Mundo Mais Rápido: Permitindo carregar mais conteúdo rapidamente para a experiência mais fluida possível. Tecnologia para Personagens e NPCs: Ferramentas como MetaHuman, Unreal Smart Objects aprimorados e Chaos Cloth estão em jogo para garantir que a diferença de qualidade entre a personagem principal (Ciri) e os NPCs seja a menor possível, buscando não apenas fidelidade, mas autenticidade e reação às mudanças no mundo. Novo Framework de Animação Unreal: Permite suportar centenas de agentes animados com *skeletal mesh* a 60fps com folga no *game thread*. Inscreva-se no nosso canal do Youtube e da Twitch! Conheça também o nosso podcast: Playzuandocast, o podcast da zueira e dos games! Disponível no iTunes, Deezer, Google Podcasts, além do Amazon Music e Spotify! Quer que algum jogo ou série que você conhece seja pauta nossa? Então nos mande uma mensagem através do e-mail, do formulário fale conosco ou nossas redes sociais @playzuandoCompartilhe isso: Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+